Thursday, December 27, 2012

1973 - Justificando a Censura

Jornal do Brasil


Data de Publicação: 30/1/1973

____________________________________________________________________




BARATA FALA DE COMUNICAÇÃO E AFIRMA QUE A VERDADE ÀS VÊZES PRECISA SER OMITIDA



A mensagem do comunicador deve ser simples, clara, exata e verdadeira em seu conteúdo moral, mas se às vezes a verdade tiver de ser omitida, que o seja. A afirmação foi feita ontem na Fundação Getúlio Vargas, pelo Ministro Júlio Barata, ao abrir o Curso de Comunicação Social para representantes dos diversos órgãos do Ministério do Trabalho.



Uma das boas normas da comunicação, segundo o Ministro, é respeitar a intimidade alheia, mesmo quando a comunicação tem por objetivo a catequese de um grupo, pois "nós não somos uma entidade isolada, necessitamos de outros seres que escolhemos para nos comunicar e para escolher textos que ser livres."



CITAÇÕES E COMPARAÇÕES - Fazendo a citação de diversos filósofos, políticos e sociólogos, em alemão, francês e latim, o Ministro Júlio Barata salientou o grande orador que foi Adolf Hitler - "um dos maiores da Europa" - que seguindo o que diz o livro Propaganda e Poder, sem o seu sentido ético, antes de fazer um apelo aos soldados alemães falava de coisas que dessem margem à hilaridade, para fazer relaxar os seus nervos, e depois usava do terror, ameaçando-os com um grande perigo.



- A mesma técnica é usada pelos americanos em seus filmes de suspense, podendo ser observado, principalmente, em O Poderoso Chefio e Operação França: sempre que uma cena mais forte está para vir, antes há um momento cômico. Isto também é muito usado nos filmes de terror feitos atualmente.



Citou ainda a técnica dos discursos em Parlamentos comunistas, quando o orador diz o principal no inicio de sua fala e depois fica durante duas ou três horas apenas cansando os assistentes para, no final, desfechar-lhes novo golpe, interligado ao assunto inicial.- A mensagem é a palavra, o gesto, o silêncio. A palavra escrita, a imagem, é conteúdo, e forma e, para ser eficaz, tem que atingir o homem em sua racionalidade, vontade, imaginação e sensibilidade. A boa comunicação deve fazer com que o indivíduo se lembre de algum fato em sua vida ou lhe dê esperança de vir a atingir os seus objetivos -disse o professor Júlio Barata.



O Curso de Comunicação Social, promovido pela Coordenação de Relações Públicas do Ministério do Trabalho, tem a finalidade de preparar a equipe que trabalha nas Delegacias Regionais, IPASE, SASSE, Funrural e nos órgãos para os problemas de relações sociais, devendo ser encerrado no dia 9 de fevereiro.



No comments:

Post a Comment